fundacao dorina nowill para cegos menina com baixa visao com lego braille bricks 3

Secretaria participa da entrega do I Prêmio Lego Braille Bricks, da Fundação Dorina Nowill para Cegos

Ferramenta educacional ajuda professores a multiplicarem os ensinamentos sobre o braille de maneira lúdica e divertida; para a premiação, foram avaliadas a capacidade de aplicação na prática e a inovação do projeto

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), através da secretaria executiva, Claudia Carletto, participou da cerimônia de entrega do I Prêmio LEGO Braille Bricks Brasil, nesta quarta-feira (23), às 8h, na sede da Fundação Dorina Nowill para Cegos, entidade organizadora do evento e idealizadora do projeto que visa estimular professores a replicarem os ensinamentos da Língua Brasileira de Sinal utilizando peças de Lego.

A cerimônia premiou três educadores. Os trabalhos selecionados precisaram atender a três requisitos: ser inovador, ter aplicação prática, promover a melhoria do processo de alfabetização de alunos cegos e com baixa visão em ambientes de aprendizagem inclusivos.

No programa Braille Bricks, as peças de Lego têm formato original, mas, diferente das peças comuns, os relevos representam letras e números do alfabeto braille. Em cada peça, o símbolo ou a letra que ela representa em braile também é impresso, permitindo a interação entre crianças com e sem deficiência visual.

“Para nós é uma grande honra estar presente nessa premiação. Aproveito a oportunidade para parabenizar e agradecer muito a presidente do programa Baille Bricks na Fundação Dorina Nowill, a Ika Fleury, e deixar aqui um abraço carinhoso do secretário Marcos da Costa”, disse a secretária executiva dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Claudia Carletto.

O Lego Baillle Bricks Brasil realizou a formação dos professores no curso para o uso do recurso do Programa Braille Bricks Brasil e promoveu a entrega dos kits Lego para escolas públicas e organizações que trabalham com crianças com deficiência visual de 4 a 10 anos de idade.