Como usar
O kit LEGO® Braille Bricks é formado por:
- 1 (uma) caixa de plástico transparente com 340 peças coloridas (5 cores), cada peça representa uma letra, número ou símbolo matemático em braille e a letra convencional correspondente. Os símbolos matemáticos estão na cor branca;
- 1 (um) separador de peças
- 3 (três) pranchas para montar.
A utilização do material poderá variar de acordo com a criatividade do professor e do estudante, tendo em vista sempre o conhecimento dos símbolos, a formação de palavras e frases, a montagem de objetos e muitas outras atividades pedagógicas.
O recurso pedagógico LEGO® Braille Bricks não é recomendado para crianças menores de quatro (4) anos de idade devido ao risco de asfixia, o que é uma precaução semelhante com outros produtos LEGO®.
Além do tamanho adequado, os símbolos em Braille têm representação tátil, relevo perceptível e obedecem ao modelo original da cela Braille.
Vídeo de instruções de uso do Lego Braille Bricks, com Ika Fleury
Primeiros passos com o LEGO® Braille Bricks
01
Reunir um grupo de crianças, incentivando-as a explorar, manusear, brincar, reconhecer sua forma, peso, tamanho dos orifícios e pontos salientes em cada uma das peças.
02
Informar e discutir com as crianças sobre a importância de aprender a ler e escrever para nossa vida, esclarecendo que as criançascegas e com baixa visão também aprendem a ler e escrever, porém por meio do Sistema Braille.
03
Identificar e explicar que cada peça é uma cela braille e corresponde a um símbolo da escrita em alfabeto convencional.
04
Incentivar as crianças a utilizar as peças para montar objetos simples, tais como: casa, robô, avião, figuras geométricas e outros.
05
Mostrar detalhadamente cada uma das peças, trabalhando os conceitos de esquerda, direita, em cima, no meio, embaixo, usando também a prancha para fixação do LEGO® Braille Bricks.
06
Ensinar algumas letras e iniciar as atividades com a letra do nome da criança.
07
Ensinar como se representa em Braille o sinal de número e os numerais de 1 a 0 (letra A a J), com o símbolo correspondente (pontos 3, 4, 5 e 6), que deve anteceder o número que se deseja representar.
08
Propor para as crianças que encontrem no ambiente outros objetos que comecem com a mesma letra que inicia o seu nome.
09
Utilizar pequenos objetos de interesse das crianças, tais como: bola, bala, pote, cubo, que depois de explorados possam formar as palavras correspondentes em Braille, fixando-as na prancha.
10
Motivar as crianças utilizando bolinhas, calendário, relógio ou outros objetos, para representar a quantidade concreta em numerais correspondentes em Braille, sempre de forma lúdica.
11
Explicar que, da mesma forma que acontece na escrita comum, devemos deixar um espaço entre uma palavra e outra.
12
Reunir um grupo de crianças, incentivando-as a explorar, manusear, brincar, reconhecer sua forma, peso, tamanho dos orifícios e pontos salientes em cada uma das peças.